Oferta Formativa 2017/2018

Ensino Básico ( Ensino regular / Ensino Especializado de Música / Dança)

Ensino Secundário (Cursos Científico-Humanísticos):

    • Curso de Línguas e Humanidades
    • Curso de Ciências e Tecnologias
    • Curso de Ciências Socioeconómicas

Semana da Alimentação

sem alum 2016

ver ementa


 

RESULTADOS do CONCURSO "À mesa, com certeza!"

pes1Os vencedores do concurso concelhio "À mesa, com certeza!", promovido pelas equipas PES dos Agrupamentos de Escolas de Arouca e de Escariz, dirigido a alunos do JI e do 1º ciclo, são dados a conhecer: participaram várias escolas e JI dos dois agrupamentos, tendo no nosso agrupamento aderido as turmas de 3ºano de Fermedo, da professora Eva Lúcia Fernandes Costa e a turma de 1ºano de Escariz, da professora Isabel dos Santos Ferreira da Silva, tendo esta última obtido o 2ºlugar. A turma A do Jardim de Infância da Escola Básica do Burgo ganhou o primeiro prémio.
 

  O concurso "À mesa, com certeza!" foi organizado pelas equipas do Projecto de Educação para a Saúde (PES) dos Agrupamentos de Escolas de Arouca e de Escariz. Esta atividade teve início no Dia Mundial da Alimentação (16 de outubro) e foi dirigida aos alunos dos jardins de infância e do 1º ciclo do ensino básico. Estes participaram de forma criativa, e muito conscienciosa, na elaboração de um individual de mesa "transmissor" de uma mensagem importante: devemos comer à mesa, saboreando alimentos saudáveis, sem distratores eletrónicos (tv, telemóvel,...), fazendo uma boa mastigação.
 O concurso tinha como objetivos combater a obesidade infantil, sensibilizar para os inconvenientes de comer em pé ou no sofá, com o prato na mão e sensibilizar para a importância de saborear e mastigar corretamente os alimentos. Os alunos participantes perceberam que a alimentação saudável depende não só do que comemos mas também da forma como o fazemos e que as refeições devem fazer-se à mesa, sem pressa e sem dispositivos eletrónicos que possam promover a distração. Adotar comportamentos corretos previne transtornos e desequilíbrios na alimentação e na saciedade.

  Apesar dos 29 trabalhos apresentados merecerem ganhar este concurso, dada a qualidade e dedicação demonstrada, foi necessário proceder a uma eleição. Assim, o 1º lugar foi atribuído à turma A, da educadora Maria Angelina Duarte, do Jardim de Infância da Escola Básica do Burgo. No 2º lugar ficou o trabalho dos alunos Bruno Laranjeira, Constança Pinho e Mariana Duarte, da turma EscT1, da professora Isabel Silva, da Escola Básica de Escariz. O 3º lugar foi dado à Turma B, da educadora Maria Cristina Pinho, do Jardim de Infância da Escola Básica do Burgo. (FOTOS)
  Durante o mês de maio, toda a comunidade escolar poderá apreciar os dotes artísticos dos alunos, pois os trabalhos estarão expostos nas escolas sede dos dois agrupamentos, na primeira quinzena em Escariz e depois em Arouca.
Como prémio, os alunos vencedores poderão ver o seu trabalho impresso nos individuais de mesa, num almoço do mês de maio, nas cantinas das escolas participantes, de modo a que todos os alunos dos Agrupamentos de Escariz e Arouca o possam apreciar.
  Todos aprendemos uma nova lição, pois se o que comemos é importante, a forma como o fazemos é, provavelmente, ainda mais importante. Sentar à mesa às refeições permite ter mais noção da quantidade que se come, saborear os alimentos e participar num momento de convívio salutar (sem televisão, telemóvel, telefone, tablet ou outro dispositivo móvel).

Parabéns a todos os participantes!

pes2  pes3  pes4 
 1º lugar foi atribuído à turma A, da educadora Maria Angelina Duarte, do Jardim de Infância da Escola Básica do Burgo.  2º lugar ficou o trabalho dos alunos Bruno Laranjeira, Constança Pinho e Mariana Duarte, da turma EscT1, da professora Isabel Silva, da Escola Básica de Escariz  3º lugar foi dado à Turma B, da educadora Maria Cristina Pinho, do Jardim de Infância da Escola Básica do Burgo

À mesa, com certeza!

amesa

Com o objetivo de fazer compreender que a alimentação saudável depende não só do que comemos, mas também da forma como o fazemos, as equipas PES dos Agrupamentos de Escolas de Arouca e Escariz, abrem a partir do Dia Mundial da Alimentação, o concurso "À mesa, com certeza!", destinado aos alunos do JI e 1º ciclo.

Regulamento (PDF)


 

AVISO - Alunos nascidos em 1997

Informa-se que os alunos nascidos em 1997 que foram abrangidos pelo Programa “Cheque Dentista” (independentemente de o terem utilizado ou não), poderão solicitar, o mais breve possível, nos serviços Administrativos do seu Centro de Saúde um novo cheque dentista, o qual terá de ser utilizado até 31 de outubro num Dentista aderente a este Programa.

Os alunos cujo Centro de Saúde não seja o de Escariz, deverão solicitar este cheque dentista no Centro de Saúde de Arouca ou, caso o Centro de Saúde a que pertence for fora do concelho de Arouca, deverão informar-se nessa Unidade de Saúde a que pertence.

Escariz, 06 de setembro de 2013

A Coordenadora de PES: Fátima Correia


Resultados dos inquérito aos utentes da cantina escolar da Escola Básica e Secundária de Escariz

sem conh pes

Alimentação Saudável

A Equipa do Projeto de Promoção da Educação para a Saúde agradece a disponibilidade e profissionalismo da Enfermeira Marta Ferreira (Centro de Saúde de Arouca) visível em todas as ações em que tem colaborado/dinamizado e, em particular, na Ação sobre "Alimentação Saudável" para Pais e Encarregados de Educação realizada no dia 14 de março, no âmbito da Semana do Conhecimento. Felicitamos ainda os Encarregados de Educação, pela sua adesão e participação ativa durante esta ação.


A todos, os nossos agradecimentos e votos de uma Páscoa Feliz e Saudável.

office365 

sige
1
qrcode escola
ementas e

secret virt

ajuda
provas 2015
 min edu
 dren
 logo
logo ae 17
escola segura net
Pordata

Quem está em linha...

Temos 46 visitantes e sem membros em linha

Free business joomla templates